segunda-feira, 30 de março de 2009

CAMINHO REAL - CONHEÇA OS PARECERES DE VITOR SERRÃO E DE OUTROS ESPECIALISTAS

Qual é o valor do Caminho Real da Pederneira? Tem relevância suficiente para ser protegido e classificado como património cultural construído de relevância nacional? Porquê ?

Conheça o parecer positivo do Professor Vitor Serrão, catedrático da Universidade de Lisboa, reputado historiador de Arte, agraciado em 2008 com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada, pelo Presidente da República (na foto).

Conheça ainda (no final desta mensagem) os pareceres positivos de outros especialistas, entre os quais José Aguiar, Presidente do ICOMOS Portugal e José Morais Arnaut, Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

Para além do Professor Vitor Serrão, vários destes especialistas irão estar presentes no evento de 9 de Maio (v. cartaz ), na Nazaré, no Mar-Alto.

O Programa final do evento será divulgado em breve.

Pode aceder aqui aos pareceres dos especialistas.


Foto: Internet.

sábado, 28 de março de 2009

ENVIE A SUA QUESTÃO PARA O EVENTO

Tem perguntas a colocar aos especialistas e convidados participantes no evento de 9 de Maio (v. abaixo)? Envie-a para patrimonio.c.nazare@gmail.com até 30 de Abril e poderá obter a resposta que lhe faltava sobre o Património cultural nazareno e o Desenvolvimento sustentado da região.

AS ESCOLAS DA NAZARÉ E O CAMINHO REAL

Convidamos todos os professores e alunos da Nazaré a descobrir o Património cultural e natural em torno do Caminho Real da Pederneira (visitas / caminhadas, trabalhos multimédia, estudos …), bem como a participar no evento de 9 de Maio, abaixo anunciado. Publicaremos na web ou faremos links para os melhores trabalhos que nos chegarem. Consideramos ainda a possibilidade da sua exposição no referido evento. Participem!

CAMINHO REAL: O DEBATE QUE FALTAVA

O Caminho Real da Pederneira e o Desenvolvimento sustentado da Nazaré vão estar em debate no próximo dia 9 de Maio, na Nazaré, no Mar-Alto, com a presença de especialistas nacionais de diversos domínios - História, História de Arte, Arqueologia, Turismo Cultural, Geografia do Turismo, Sustentabilidade e Política Cultural.
A sessão da manhã será presidida pelo Prof. Vitor Serrão (FLUL) e a da tarde será moderada pelo Prof. Pedro Gomes Barbosa (FLUL). Brevemente disponibilizaremos programa detalhado.
(Para obter cartaz e divulgar, clique aqui). A entrada é livre.
Um debate, a que ninguém irá ficar indiferente, sobre o valor da nossa herança cultural e a construção do futuro da Nazaré.

O CAMINHO REAL DA PEDERNEIRA E A SUA CLASSIFICAÇÃO


1. No final de 2008, Rui Remígio, face às ameaças que pairavam sobre a destruição do Caminho Real da Pederneira, apresentou uma proposta de classificação como património cultural construído de relevância nacional, suportada, entre outros, por um estudo de Paulo Almeida Fernandes e um artigo de Pedro Penteado. A proposta é disponibiliza através do link aqui incluído (Atenção: pode demorar ca. de 1 min. a carregar).

2. Em 19 de Fevereiro último, a Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, na sua última reunião, uma proposta para a classificação de interesse municipal do Caminho Real, reservada apenas ao seu troço sul.

3. O que pretende proteger cada uma destas propostas? O que está por detrás delas? Eis o debate que é urgente promover a nível local/regional, mas também nacional.

terça-feira, 17 de março de 2009

BEM-VINDOS AO BLOGUE PATRIMÓNIO C NAZARÉ

Bem-vindo a este blogue, orientado para a informação e o debate sobre o Património Cultural e o Desenvolvimento Sustentado da Nazaré. Integrado no Plano de acção estabelecido para 2009, os próximos tempos vão, naturalmente, ser dominados pela discussão em torno do Caminho Real da Pederneira, da sua classificação e dos projectos de desenvolvimento ao seu redor.
O que não anula a possibilidade da presença de outros temas...
Para futuros contactos, segue o e-mail da equipa de redactores, à vossa disposição: patrimonio.c.nazare@gmail.com.