segunda-feira, 24 de agosto de 2009

TEMAS EM DEBATE NA JORNADA DE DIA 18-9-2009

São três os temas que estarão em debate na Jornada que a Equipa PCN - "Património Cultural da Nazaré" vai levar a efeito dia 18 de Setembro, na Adega Oceano, à noite (v. post/mensagem abaixo), na Nazaré.
As questões propostas aos candidatos para debater, sem prejuízo de serem abordadas outras vertentes do Património Cultural Nazareno - Arquitectónico, Arqueológico, Imaterial, Móvel, Natural e Paisagístico, são os seguintes:
1. CENTROS HISTÓRICOS
2. PATRIMÓNIO E TURISMO
3. PATRIMÓNIO E EMPREGO


1. CENTROS HISTÓRICOS
Tema:
O nível de qualidade de vida de residentes e de visitantes nas zonas mais tradicionais da Nazaré está progressivamente em degradação contribuindo para a respectiva desertificação devido à continuada baixa de padrões de saúde pública, de tráfego, de ambiente (ar e ruído) e de segurança de pessoas e de bens.

Para que às gerações futuras não cumpra apontar o dedo acusador às de hoje, como estas a algumas do passado, impõe-se a valorização do património actual, apesar do que já se perdeu irreversivelmente.

Para debate:

• Concorda com esta apreciação?
• Quais os aspectos mais positivos e mais negativos da situação actual?
• Devem existir padrões de arquitectura que devam ser respeitados?
• Estão inventariados os edifícios que identificam a realidade nazarena?
• O que os candidatos propõem? Manter ou alterar a situação?


2. PATRIMÓNIO E TURISMO
Tema:

A Nazaré, como destino turístico, está cada vez mais a caracterizar-se pela quantidade em prejuízo da qualidade. Há a noção que a estadia média e a despesa “per capitae” estão a decrescer continuamente.

O fluxo turístico também se encontra concentrado em períodos muito curtos (em Agosto concentra-se em duas semanas), estando muito vulnerável ao clima inconstante do Oeste.

A valorização do Património Cultural Nazareno pode ser a alavanca para uma oferta turística mais qualificada e diversificada contribuindo para o desenvolvimento sustentado de todo o concelho.

Para debate:

• Concorda com esta apreciação?
• Quais os aspectos mais positivos e mais negativos da situação actual?
• Qual é a oferta turística da Nazaré; sol? gastronomia? cultural? lazer? …?
• Devemos procurar uma maior qualificação da oferta turística? Como?
• O que os candidatos propõem? Manter ou alterar a situação?


3. PATRIMÓNIO E EMPREGO

Tema:

Na Nazaré existe uma carência acentuada de emprego estável e adequado, especialmente para profissionais qualificados.
Os agentes e os profissionais dos estabelecimentos turísticos, normalmente, não estão devidamente habilitados e motivados para um bom serviço ao cliente em qualidade e em preço.

As médias superfícies vieram trazer consequências, que já se estão a sentir, pois, nomeadamente: trazem saldo negativo de emprego, prejudicam o comércio tradicional, retira identidade à Nazaré, e incrementa o tráfego automóvel.

Turismo cultural caracteriza-se por atrair turismo durante todo o ano, incrementa a qualidade do mesmo com da estadia média mais elevada. Assim, cria-se novos empregos qualificados, motivadores e estáveis quer na reabilitação do património, quer na sua gestão quer nos serviços associado ao turismo.

Para debate:

• Concorda com estas apreciações?
• Quais os aspectos mais positivos e mais negativos da situação actual?
• Como criar emprego e orientar a formação profissional?
• O que os candidatos propõem? Manter ou alterar a situação?

Em nosso entender “Património, turismo e emprego” são palavras / conceitos / objectivos chave a serem tidos em conta na Estratégia autárquica com reflexo nos Planos e Orçamento da Câmara Municipal da Nazaré e das Juntas de Freguesia.

Por este motivo os eleitores da Nazaré para os vários Orgãos autárquicos têm o direito de conhecer com rigor os programas de cada partido sobre estes temas e os compromissos que assumem quer no poder quer na oposição após as próximas eleições de 11 de Outubro.

É neste contexto que consideramos esta Jornada de 18 de Setembro uma excelente oportunidade de debate para se conhecer a posição dos candidatos (espera-se que, caso haja algum impedimento do líder, este possa delegar num membro destacado da sua lista).

Podem ser enviadas sugestões e questões, quer para os candidatos, quer para a Equipa PCN - "Património Cultural da Nazaré", para o nosso email: patrimonio.c.nazare@gmail.com .

Sem comentários:

Enviar um comentário